Apresentação

O Ecomuseu de Torredeita propõe-se explicar, através da ecologia, da etnografia e da vida tradicional das populações o modo de ser e, principalmente, o modo de viver da terra e das gentes, da sua transformação infatigável, na qual muita coisa desaparece e muitas outras surgem numa fusão entre o tradicional e o nascente.

É um meio pedagógico, lúdico e didáctico de riquíssimo valor e intraduzível interesse para a realização de visitas de estudo, para a vivência de novas experiências e para a aquisição de novos saberes em contacto directo com o valioso espólio do Ecomuseu.

 

O Ecomuseu conta com exposições permanentes, inúmeras oficinas e colecções de grande valor e rara beleza. Desenvolvem-se percursos educativos na Quinta Solar Morgado da Torre de grande interesse pedagógico e dinamizam-se actividades eco-pedagógicas. Conta ainda com o Lagar de Azeite da Cepeda e a gastronomia regional. O Rancho Folclórico de Torredeita com os seus trajes, danças e cantares de intraduzível pureza e sabor medieval bem como as rendas de bilros características desta região são, sem dúvida, elementos de grande interesse pedagógico e cultural.

Salienta-se ainda a existência de dólmenes, estradas e pontes romanas, sepulturas rupestres e património religioso de rara beleza.

1
2
3
4
1
3

 
Ecomuseu de Torredeita - © Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: NaWeb