Lagar de Azeite da Cepêda

Sendo a Região de Torredeita muito rica em olivais, o Lagar de Azeite da Cepeda, peça museológica de alto valor cultural e pedagógico, foi fulcro de desenvolvimento local e ponto de encontro de muitas gerações.

Construído há cerca de duzentos anos e com mecanismo de funcionamento que remonta ao tempo de Arquimedes (roda dentada e a água como força motriz) é, por excelência, uma peça de alto valor cultural e educacional.

01
02
02
02
02

Localizado numa luxuosa e soberba vegetação torna-se um lugar aprazível e sadio para o contacto com a Natureza. Nele, é simulado todo o processo de transformação da azeitona com explicação de todas as fases do processo.

Neste espaço, no ambiente que lhe é próprio, podem ser servidos as iguarias que, na época de funcionamento do Lagar, durante décadas, eram levados pelos agricultores que comiam, enquanto esperavam pela transformação da azeitona em azeite – processo lento.

Assim, podem ser saboreados naquele espaço: o queijo de ovelha, a morcela, a chouriça assada, as azeitonas da região, os rojões, o salpicão, o presunto, a "galinha dependurada", as saborosas Migas (bacalhau e batatas assadas na brasa "regadas" com o bom azeite), o cabrito grelhado no pau de loureiro, o requeijão com mel, os frutos secos, ....

 
Ecomuseu de Torredeita - © Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: NaWeb