Apresentação do Rancho

O Rancho Folclórico de Torredeita foi fundado em 1963 pelo Comendador Arcides Baptista Simões. Tem representado Portugal em missões oficiais no âmbito da cooperação e amizade entre os povos e na divulgação da cultura portuguesa, designadamente em Espanha, França, Suíça, Suécia, Itália e Brasil.

Em Portugal participou em festas, romarias e festivais nas principais aldeias, vilas e em todas as cidades.

01
02
03

Em Espanha participou em Salamanca, T.V. Espanhola, Orense, Teruel, Lugo, Pontevedra, Alcazar de S. Juan, Albarracim, Ferrol, Portomarim e Barcelona.

Em França participou no 15º e 19º Encontro Internacional de Folclore de Donfront (1977, 1981). Exibiu-se em Versalhes, Paris, Etamps, Corbeille, Bains, Trois Epis, Remineron, S. Lupe, Bussang, Chateau-Chinon, Hagnau, Moray, Vittel, Luxenil, Dijon, Chatel Areche, Loulan e Anemasse.

Na Suíça participou em diversos festivais de Folclore.

Na Suécia realizou dez exibições na Província de Orebro, nas cidades de Asbro, Askersunde, Allisberg, Arboga, Kopparberg e Kariscogat.

No Brasil, a convite da Casa de Viseu no Rio de Janeiro, efectuou inúmeras apresentações em S. Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades e vilas.

Em Itália foi recebido duas vezes por Sua Santidade João Paulo II, na Praça de S. Pedro, e exibiu-se na Sardenha em Nuoro, Fonni, San Teodoro, Olalai, Roma e Velletri. Cantou uma missa no altar.mor da Basílica de S. Pedro, em Roma (1985).

04
05
06

Até 1983 fez quinze programas para a televisão portuguesa, em directo e em diferido, e um programa para a Eurovisão

Tem quatro discos editados pelas etiquetas St. António – Alvorada (2), Triunfo e Tecla e um CD.

Em 1990 deslocou-se ao Centro Cultural dos Portugueses de Bourg-La-Rene, em Paris.

Em 1991 e 1992 viajou até Itália através de um intercâmbio cultural Luso-Italiano, onde participou nos festivais de folclore em Ranica, Bergamo, Milão. Em Espanha actuou na Província de Aragão e Teruel.

Em 1993 comemorou o seu trigésimo aniversário com uma nova deslocação ao Brasil onde realizou diversas exibições.

Em 1994 participou no Festival Nacional de Folclore do Algarve, bem como no Festival de Folclore de Bourg-La-Rene, Paris.

Em 1995 efectuou em diferido várias exibições para emigrantes portugueses no Canadá, a convite do Clube Académico de Viseu de Toronto e nos E. U. A., a convite da Escola Portuguesa de Nossa Senhora de Fátima em Hartford. Participou também no Festival Internacionale del Folclore "Eurofolk-Citta di Erba", em Itália. Nesse mesmo ano, participou no programa da RTP "Música no Coração", com largo sucesso, no qual publicitou a edição do seu primeiro CD.

Em 1996 deslocou-se a França e participou também na XIII Muestra International de Folklore "Ciudad de Teruel", em Espanha.
Promoveu Festivais Internacionais de Folclore em Viseu e na sua região.

Criou o Ecomuseu de Torredeita que se propõe explicar, através da ecologia, da etnografia e da vida tradicional das populações as potencialidades da Região, de modo a favorecer uma fecunda reanimação.

Colabora também na promoção de Programas de Formação Profissional da Arte de Renda de Bilros.

07
08
09
10

Como distinções obteve a Medalha de Prata da Cidade de Viseu; Grande Colar de Bronze do Festival Internacional de Dijon, França (1981); Golfinho de Bronze de Matosinhos; Taça de Prata de Loulan, França; Grande Prémio da Música e Cantares do Festival Mundial de Folclore de Anemasse (1983); Troféu Casa de Viseu, Casa de Lafões e Honra ao Mérito da Agência 747, Varig, do Rio de Janeiro; Troféu de Olalai da Sardenha e Troféu Mundial do Folclore, Anemasse – França.

Sócio Honorário da Casa de Viseu no Rio de Janeiro. Ordem de Mérito de Alafum e Medalha de Mérito de Alafum, Rio de Janeiro.

Sócio Fundador da Federação de Folclore Português e Sócio da Association Culturelle d' Echanges Internationaux, França.

 

 
Ecomuseu de Torredeita - © Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: NaWeb