Apresentação

A criação da Escola Profissional de Torredeita, surge como o resultado de um processo de evolução e crescimento da Fundação Joaquim dos Santos, que nos seus estatutos contempla a proteção social, cultura, ciência e educação.
Acresce também, que se tratava de um anseio da comunidade da Vila de Torredeita, que está situada a cerca de 10 km da cidade de Viseu, com fáceis acessos à A25, A24, IP5 e IP3, transportes públicos com bons horários e, das infra-estruturas de que dispunha, Centro de Saúde, Farmácia, Correios, entre outros, apenas existia uma Escola do 1.º Ciclo e Telescola, pelo que a abertura de uma escola do nível secundário se justificava plenamente.
Tal decisão, a vontade de uma comunidade e a atenção dos responsáveis da Fundação Joaquim dos Santos, levou a que aquando do lançamento das Escolas Profissionais, a oportunidade de ter uma Escola fosse acarinhada pela referida Fundação como entidade promotora.
Atualmente, a Escola Profissional de Torredeita – EPT –  é um estabelecimento de natureza privada, prossegue fins de interesse público e goza de autonomia cultural, tecnológica, científica, pedagógica, administrativa e financeira enquadrada pelo decreto-lei 4/98 de 8 de janeiro. Tem como entidade proprietária a Fundação Joaquim dos Santos e encontra-se localizada na vila de Torredeita, concelho de Viseu.

A EPT é uma escola profissional oferecendo cursos profissionais de nível IV e nível V da U.E., funcionando em regime diurno para os cursos de nível IV e em regime noturno para o nível V.