Formação em Contexto de Trabalho (FCT)

A formação em contexto de trabalho – FCT – é uma componente do plano curricular dos Cursos Profissionais, nível IV, definindo-se como “um conjunto de actividades profissionais desenvolvidas sob a coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil de desempenho à saída do curso frequentado pelo aluno” Art. 23º Dec-Lei 74/2004

A FCT realiza-se em empresas ou instituições por períodos de duração variável, ao longo da formação, sob a forma de estágios. Estes deverão ocorrer, preferencialmente, no final do 2º ano e durante o 3º ano.

Nos dois primeiros anos de formação parte da FCT será desenvolvida ao longo do ano escolar integrada na Área de Projeto. Anualmente são concebidos os programas e traçados os objetivos das atividades a desenvolver, atendendo às especificidades de cada curso e também às competências de ordem pessoal e social, visando a promoção da cidadania e a adoção de atitudes e estilos de vida saudáveis.