Princípios e Valores

A EPT tem consagrado no seu Projeto  Educativo  um conjunto de Princípios e Valores que norteiam a comunidade educativa no sentido de proporcionar aos alunos  uma formação integral enquanto Pessoas e Cidadãos socialmente responsáveis.
Para tal, definiu-se um conjunto de objetivos, entre os quais, os seguintes:
– Fomentar um verdadeiro clima de escola, que contemple a liberdade, a responsabilidade, o profissionalismo, o respeito, a autoridade e a disciplina.
– Apostar numa gestão ética e numa formação para a Cidadania mais concreta, definindo os valores fundamentais para que todos os membros da comunidade os interiorizem e considerem nos seus próprios comportamentos e atitudes de forma coerente, na sala de aula, na visita de estudo, na conferência, na festa ou nos intervalos.
– Potenciar/incentivar a criatividade e a inovação (pedagógica), perspetivando a estrutura modular tendo por base uma “engenharia pedagógica” em que os módulos devem ser encarados como unidades que têm inerentes lógicas de planificação, realização e avaliação, cujos critérios e instrumentos devem enquadrar-se nos princípios da organização modular do Plano de Estudos de cada curso.
– Apostar na formação em contexto de trabalho e valorização das experiências/estágios/visitas de estudo que proporcionam a aquisição de conhecimentos, competências e atitudes sobre o próprio individuo e em relação ao mundo do trabalho em que se vai inserir, potenciando uma formação profissional global.
– Equacionar práticas pedagógicas que promovam nos alunos a interiorização do “Estatuto Profissional”/”Perfil de Técnico de…” a atingir no final dos cursos face à tendência da admissão de alunos cada vez mais jovens que procuram uma forte componente prática do ensino.
– Renovar a aposta na “Escola Profissional como uma Escola Diferente” no que respeita aos objetivos, às práticas e metodologias pedagógicas ativas.