Projeto de Interculturalidade

unnamedNuma iniciativa conjunta da Direção-Geral da Educação (DGE) e do Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural (ACIDI, I.P.) a Escola Profissional de Torredeita foi distinguida com o Selo Escola Intercultural que visa distinguir as Escolas que se destacam no desenvolvimento de projetos que promovem o reconhecimento e a valorização da diversidade como uma oportunidade e fonte de aprendizagem para todos/as.

Com este Programa pretende-se promover o acolhimento, a integração e o sucesso educativo de todos os jovens do ensino profissional, bem como desenvolver o respeito pelas diferenças e o estabelecimento de relações positivas de interação e aproximação entre alunos/as e outros membros da comunidade educativa de diferentes culturas.

O projeto de Interculturalidade da EPT – EntreNós – atua em três eixos/pilares fundamentais – cultura organizacional, currículo e comunidade -, visando promover a interculturalidade como uma imagem de marca desta escola, valorizar a diversidade cultural e linguística da comunidade educativa e das práticas pedagógicas e facilitar a inclusão e interação sociais da comunidade educativa.
A escola, desde a sua origem, tem mantido uma tradição de acolhimento de alunos oriundos de diversos países/culturas. Esta diversidade conduziu a um projeto educativo de uma escola intercultural, processado de forma faseada: diagnóstico, formação, estabelecimento de parcerias e realização de projetos, com o envolvimento de toda a comunidade educativa. Como escola profissional que é, valorizando a formação integral do aluno, são privilegiadas e acolhidas expressões e competências linguísticas, profissionais e artísticas diferenciadas para, na diferença cultural, se encontrar o que nos une: a humanidade.

Este Projeto é patrocinado pelo ACM – Alto Comissariado para as Migrações – através do FAMI – Fundo Asilo, Migração e Integração.