Prova de Aptidão Profissional (PAP)

DEFINIÇÃO
A Prova de Aptidão Profissional – PAP – é a conceção e execução de um projecto pessoal  (aptidões, interesses, motivações, criatividade), centrado em temas perspetivados pelo aluno, mas integrador, desenvolvido ao longo do último terço da formação, em interação com o meio empresarial / profissional.
Este trabalho está regulamentado pela Portaria nº 550-C/2004 de 21 de Maio. A sua concepção, desenvolvimento, avaliação e tramitação encontra-se regulamentada, internamente, pelo Regulamento da PAP aprovado em 15 de outubro de 2012  pela Direcção Técnico-Pedagógica.

FORMAS QUE PODE ASSUMIR
– Projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação (consoante a natureza dos cursos), bem como do respetivo relatório final de realização e apresentação crítica, demonstrativo de saberes e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional.
– Projeto Pessoal e Profissional centrado em temas e problemas no qual o aluno invista saberes e competências adquiridas ao longo da sua formação e se desenvolva em articulação direta com o mundo de trabalho ou que constitua um forte contributo para a sua aproximação à vida ativa;

FINALIDADES
– Integrar dois contextos de formação: espaço – escola e espaço – mundo do trabalho;
– Contextualizar a formação dos alunos nas realidades locais permitindo um melhor conhecimento destas e dos seus potenciais;
– Aperfeiçoar competências, atitudes e conhecimentos facilitadores do acesso a um emprego e a uma carreira;
– Promover o desenvolvimento de competências de empregabilidade, fomentando um envolvimento ativo num projeto pessoal e profissional;
– Obter a certificação da formação profissional adquirida.

MOMENTOS
– Conceção (Construção do ante-projeto, análise e aprovação)
– Desenvolvimento (Auto-avaliação, avaliação formativa e contínua)
– Avaliação Sumativa (Apresentação e discussão / defesa em júri)