HomeA FundaçãoHistorial

Historial

A Fundação Joaquim dos Santos é uma Instituição de Direito Privado, resultante da emanação da sociedade civil, regulada pelo Código Civil, com estatutos aprovados em Diário do Governo n.º 53 III Série de 13 de Março de 1967, que a torna assim Fundação Clássica, tendo sido revistos em 1983 no Diário da República n.º 67. No entanto, sendo uma IPSS - Instituição Particular de Solidariedade Social, encontra-se registada na Direção Geral da Segurança Social no Livro das Fundações de Solidariedade Social o que não altera contudo a sua autonomia de Fundação de Direito Privado conforme o disposto no art.º 3ª do Decreto-Lei 119/83 de 25 de Fevereiro (Autonomia das Instituições).
É criada por iniciativa de Arcides Baptista Simões, por incumbência/tendo como patrono o Sr. Joaquim dos Santos, pessoa da terra, nascido no lugar do Casal em 1892 vindo a falecer com 91 anos. Criou fortuna com o seu trabalho e, demonstrando um grande espírito de solidariedade à época, doou parte dos seus bens para a criação desta Instituição.

Desde a sua criação em 1967 e ao longo dos seus 42 anos de existência a Instituição tem sido um marco no apoio às populações mais desfavorecidas da região onde se encontra inserida. Começou desde logo pela distribuição mensal de géneros alimentícios e agasalhos, assistência médica e medicamentosa e apoio a estudantes em propinas e transportes.

É também pioneira no apoio à criança, ao criar o primeiro Jardim de Infância em zona rural tendo atualmente em pleno funcionamento uma Creche, Jardim de Infância e Centro de Atividades de Tempos Livres, apoiando cerca de 150 crianças das freguesias de Torredeita, freguesias limítrofes e também da cidade de Viseu,

Na prossecução do seu escopo estatutário na área da educação cria em 1989 a Escola Profissional de Torredeita, hoje com 400 alunos e com uma vasta oferta formativa, pólo dinamizador que atrai alunos de inúmeras regiões do país e mesmo do estrangeiro com um trabalho reconhecido e validado pela Presidência da República em visita efetuada em 1998 a esta Instituição.
A E.P.T. é um estabelecimento de natureza privada, prossegue fins de interesse público e goza de autonomia cultural, tecnológica, científica, pedagógica, administrativa e financeira enquadrada pelo decreto-lei 4/98 de 8 de Janeiro.

 
São objetivos da Escola promover o ensino profissional e o reforço das diversas modalidades de formação profissional, visando o desenvolvimento económico e social da Região da Beira Tradicional, sob a influência de Viseu, e a elevação da qualificação dos seus recursos humanos.

 
Mantém com inúmeras empresas e outras entidades públicas e privadas do distrito de Viseu e outras zonas do país e mesmo do estrangeiro importantes parcerias que projetam a Instituição como uma referência ao nível da formação como pilar de desenvolvimento integrado, mas também como Instituição que transmite valores e tem reconhecidos créditos.

No seu pioneirismo a Instituição abraça ainda em 1998 um Projeto na área da Ciência, integrando o Programa Ciência Viva edificando em Torredeita um Planetário, que atrai a esta Vila, de fáceis acessibilidades, 6500 visitantes/ano.

A Fundação Joaquim dos Santos, sendo uma Instituição com interesses diversificados assume especial relevo, neste Projeto de Desenvolvimento Local, a sua vertente cultural, de que é sinónimo o Rancho Folclórico de Torredeita e o seu Ecomuseu cujo espólio enriquece os espaços envolventes, exteriores e interiores, designadamente o Solar Morgado da Torre, onde diariamente se desenvolvem as atividades que a Instituição prossegue. Esta particularidade dá a esta freguesia um lugar claro de destaque no panorama concelhio, distrital, nacional e também internacional.

Numa outra dimensão deste amplo projeto de dinamização social, sempre atentos às necessidades locais e solicitações de uma sociedade cada vez mais individualizada, em que o envelhecimento das populações é uma realidade atual, a Instituição desde 1995 desenvolve um importante trabalho no apoio ao idoso.

Tem assim em funcionamento um Serviço de Apoio Domiciliário que apoia 60 idosos das Freguesias de Torredeita e Couto de Baixo  e também a Valência Lar de Idosos que acolhe 30 residentes.

Como projeto de desenvolvimento local é um empregador de relevo a nível local e regional.