Historial

Esta iniciativa é consequência de um projeto de notável sucesso integrado no Programa Ciência Viva promovido inicialmente pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, e retomado pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

O Planetário está equipado com o software Digital Sky II, a melhor de todas as ferramentas de apresentação para Planetários de tecnologias informáticas de projeção, que oferece alta definição e mostra um extenso campo de estrelas reproduzindo cores, tamanhos, magnitudes e movimentos variados.

Com capacidade multimédia, provido de total flexibilidade, promove a fantástica combinação de 2D e campo de estrelas 3D maximizando o potencial disponível como: a Via Láctea, o Sistema Solar, as Constelações, o Equador, os Pontos Cardeais, os Pólos, entre outros.

O sistema Digital Sky apresenta alta qualidade integrando interessantes histórias sobre Ciência em lista de conteúdos curriculares e banda sonora com máxima qualidade para:

    Sensibilizar a população em geral e os jovens em particular para a descoberta da Astronomia;

    Valorizar a vertente lúdica explorando o Universo, descobrindo o imaginário da criança e do adolescente e o prazer criativo do adulto;

    Disponibilizar informação sobre a temática a desenvolver no âmbito da astronomia, adequado aos diferentes níveis de ensino. O conhecimento e estudo do Universo, visando a formação do Adulto ao longo da Vida Profissional e Pessoal.

  Corporizar um projeto educativo de astronomia itinerante, destinado aos diferentes níveis de ensino, a realizar designadamente nos equipamentos escolares do distrito de Viseu e Guarda.

 

Planetário Nair Pereira Bonito - Torredeita | Viseu - © Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: NaWeb